segunda-feira, 12 de março de 2007

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


As Nações Unidas comemoram o Dia Internacional da Mulher desde 1975. A celebração deste dia tem como objectivo salientar e vincar o papel e a dignidade da mulher, que em muitas culturas ainda é vista como um ser inferior. Urge tomar-se consciência do valor da mulher e perceber-se o seu papel na sociedade. É imperativo contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostas à mulher. A sua delicadeza não pode ser tida como uma fraqueza, mas apenas como uma característica que a distingue dos homens e a enaltece junto daqueles que a amam e vêm como um ser igual.

A comemoração deste dia tem um contexto histórico que data do dia 8 de Março de 1857. 130 operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque revoltaram-se contra as mais de 16 horas diárias que tinham de trabalhar e o parco salário que obtinham por essa carga horária. Elas recebiam três vezes menos que os trabalhadores do sexo oposto. Deste modo, em forma de protesto, as grevistas ocuparam a fábrica, mas aqui elas foram fechadas e, entretanto, com a propagação desmedida de um incêndio, estas mulheres pereceram queimadas. A sua voz e as suas reivindicações, no entanto, fizeram história e foi em 1910, numa conferência internacional de mulheres na Dinamarca, que foi decidido que este seria o dia de homenagem àquelas e a todas as mulheres que sofrem caladas numa sociedade intolerante.

Foi com este espírito que Maria de Fátima Albuquerque, esposa do Formando Manuel Albuquerque do Curso EFA de Oliveira do Douro, se dirigiu a todos os homens numa carta, que aqui transcrevemos apenas um excerto; mas, o nosso leitor poderá ler na integra este e outros textos da mesma autora em clubedasletras-efacinfaes.blogspot.com.

Carta aos Homens

Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, convém que se lhe faça alusão. Ainda que de forma breve, vou entrar no seu Mundo, que também é o meu…!





1 comentário:

PaulaSantos disse...

Dou os parabéns aos formandos e professores de Oliveira do Douro, pela publicação dos trabalhos , tão bem realizados pelos formando.